O Projeto

É um projeto cultural e esportivo, que visa intensificar a convivência social e comunitária de adolescentes em situação de acolhimento institucional, criando condições e possibilidades vivenciais que estimulem positivamente o desenvolvimento físico, emocional, psicológico, cultural e social dos atendidos, de forma que estes consigam superar as limitações impostas pelo meio e adquiram autonomia, pensamento crítico e condições de escolher seu próprio caminho. O projeto será desenvolvido a partir de 4 eixos norteadores:

Além do Jogo

Através da formação de um time de futsal masculino, com nome, uniforme e treinamento sistemático e semanal, temos o objetivo de aperfeiçoar as habilidades dos adolescentes, levando-os para participar sistematicamente de amistosos, com demais times advindos de escolas, clubes, etc. A ideia não é segregar ainda mais os adolescentes em situação de acolhimento, mas sim desestigmatizá-los, fazendo com eles se insiram na comunidade e nos espaços de sociabilidade de forma mais harmônica, saudável e positiva. O efeito dessa iniciativa será fortalecê-los, do ponto de vista emocional e de auto-estima, para que eles sintam-se capazes em adentrar outros espaços, times e clubes num momento posterior. Também almejamos trabalhar conceitos de regras, limites e de trabalho em equipe, através da dedicação dos acolhidos para com o time. A meta é que o time do CBM participe de amistosos e de campeonatos regionais ao longo do ano de 2018 e que alguns jogadores destaques, possam ser assimilados em outros times do município, por meio de “peneiras”, visando uma possível atuação profissional futuramente.

Nós na Cidade

As saídas culturais em pequenos grupos acontecerão semanalmente, e contará com um profissional que mapeará todas as opções culturais que o município apresenta. Estas saídas têm como objetivo ampliar o repertório simbólico e cultural da criança e do adolescente, de forma que ele se aproprie de outros espaços, buscando novas referencias de pertencimento na sua cidade. Os locais a serem visitados podem ser ambientes de trabalho, espaços públicos, alternativas culturais, como cinema, concertos, shows, festivais, etc. Contaremos com o transporte público do município, onde trabalharemos a autonomia do acolhido em cada experiência fora do abrigo.

O Corpo é Meu

Através de uma abordagem lúdico-pedagógica de cultura corporal, buscaremos auxiliar os atendidos no seu desenvolvimento físico, cognitivo e social, de modo estimular o respeito ao próximo, o cuidado consigo e com os demais, o reconhecimento do seu corpo e suas particularidades, favorecendo assim aos jovens a capacidade de equacionar e solucionar problemas do cotidiano de forma assertiva e pacífica. Todas as atividades serão feitas de maneira dinâmica, interativa e divertida, ressaltando a importância do brincar como atividade fundamental para o desenvolvimento físico, emocional e social humano. Nas atividades, buscaremos ressaltar o reconhecimento corporal de cada sujeito, possibilitando uma melhor compreensão de si e do outro, favorecendo assim, o desenvolvimento de uma identidade descolada da cultura de massa a que estamos submetidos na atualidade.

Crescer

Essas atividades são voltadas ao público infantil e acontecerão semanalmente, em espaço externo ao Serviço e terá duração de 1h30. Serão criados circuitos, jogos, brincadeiras, etc. Por meio do brincar, são evidenciados fatores cognitivos e emocionais que direcionam esta atividade, além da dimensão afetiva que permeiam as interações sociais. Através da utilização dos jogos e brincadeiras é possível trabalhar não só a aprendizagem em si, mas também o raciocínio lógico, a memorização, regras e estímulo ao conhecimento, como também aspectos psicológicos e emocionais, auxiliando-os a desenvolverem uma capacidade de lidar com seu entorno, desenvolvendo habilidades emocionais e de comportamento, permitindo além de brincar, uma exploração e demonstração de sentimentos e ansiedades em relação a si e ao mundo.